Desenho de quatro embalagens de produtos de beleza ilustrativos

pele

Cosméticos, Cosmecêuticos, Dermocosméticos e Medicamentos – saiba a diferença

20 out , 2017  

Cosméticos são produtos que agem na camada superficial da pele e não modificam sua estrutura. São comercializados livremente pois não dependem de estudos que comprovem sua eficácia e geralmente não apresentam riscos para a pele. São exemplos de cosméticos os shampoos, hidratantes e sabonetes.

 

Os cosmecêuticos possuem ingredientes bioativos que agem na camada mais profunda da pele, promovendo benefícios sem as restrições dos medicamentos. Os cosmecêuticos possuem propriedades terapêuticas para doenças e/ou correção de problemas estéticos. O protocolo de tratamento com cosmecêuticos é feito por profissionais.

Os Dermocosméticos atingem as camadas mais profundas da pele. Estudos científicos e clínicos são feitos para comprovar sua eficácia. Nesta categoria entram os produtos hipoalergênicos e os não comedogênicos.

20 necessitam de estudos que comprovem eficácia e segurança, além disso, são submetidos à aprovação da ANVISA. São substâncias que precisam de prescrição médica, por exemplo, o ácido retinóico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021   Dra. Samantha Kelmann | Blog